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Como fazer manutenção do caminhão na quarentena?

O novo cornavírus parou o Brasil. Lojas, restaurantes, shopping, entre outros estabelecimentos estão com as portas fechadas. Mas, os caminhões não pararam. Estão trabalhando intensamente para manter o País abastecido e tornar menos traumático esse período da quarentena para os brasileiros.
Mas, por conta de todas essas mudanças os caminhoneiros estão enfrentando uma série de dificuldades nas estradas. Entre elas, segurança na hora de carregar e descarregar e locais para fazer a suas refeições e manutenção de seus caminhões. Mas, e se os caminhão quebrar? Como fazer manutenção na quarentena?

Alguns serviços como borracharia e mecânica já foram considerados essenciais, mas, segundo os motoristas não é tão fácil encontrar esses estabelecimentos funcionando de maneira regular.

Conversamos com algumas fabricantes de caminhões para saber de que maneira as concessionárias estão se organizando e trabalhando para atender os seus clientes.

1. DAF

A DAF Caminhões Brasil acaba de lançar o DAF Agende Fácil, serviço exclusivo de agendamento de manutenção preventiva ou corretiva na Rede de Concessionárias. O novo canal não substitui o DAF Assistance, que continua direcionado apenas para atendimentos emergenciais.

O DAF Agende Fácil conta com profissionais capacitados para agendamento de manutenções, além de prestarem orientações aos clientes, indicando também onde está localizada a concessionária mais próxima. O atendente ainda será responsável por fazer o acompanhamento e o follow up dos serviços. Os contatos podem ser feitos por meio do número (42) 99103-6412 (WhatsApp), das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

2. IVECO

Seguindo a tendência de comportamento das fabricantes de caminhões, a Iveco também adotou ações para minimizar os efeitos da pandemia causada pela Covid-19. A marca ampliou o limite para a realização das revisões indicadas no manual do proprietário em até cinco mil quilômetros e estendeu o período de garantia original de todos os produtos por mais dois meses – valendo para os clientes que tiveram o vencimento da garantia a partir de 01/04/2020 – e incluiu, na extensão do período, a gratuidade do serviço de assistência emergencial 24 horas “Assistance Non Stop”.

Segundo Rômulo D’Alessandro, responsável pelo suporte da Iveco na América do Sul, a empresa mantém em funcionamento o serviço de agendamento e assistência 24 horas, por meio telefone 0800 702 3443, e da rede de concessionárias, que segue protocolos especiais de atendimento em pós-venda, com rígidos padrões de higienização das instalações e atendimento remoto da área comercial, via WhatsApp, site, telefone e visitas pré-agendadas.

3. MERCEDES-BENZ

Logo no início do isolamento por conta da pandemia, o problema enfrentado pelos caminhoneiros com o fechamento dos estabelecimentos comerciais nas rodovias motivou algumas das concessionárias da rede Mercedes-Benz a estender as atividades na forma de ajuda aos motoristas com a distribuição de kits com de sanduíche, água e suco.

O vice-presidente de vendas, marketing caminhões e ônibus da companhia no Brasil, Roberto Leoncini, disse que logo no início das ações de isolamento a fábrica entrou em contato com as concessionárias que estavam fazendo esse trabalho e ingressou na ação ajudando nos custos.

Neste período de pandemia, a rede está com 100 concessionárias funcionando em diversas partes do Brasil

“Hoje, 40 concessionárias espalhadas pelo Brasil estão fazendo esse trabalho”, disse o executivo, frisando a grande importância do atendimento aos caminhoneiros nos primeiros dias da pandemia, antes de outras empresas e entidades também terem campo para ajudar os motoristas.

ATENDIMENTO NA REDE

Leoncini lembrou que muitas lojas da rede Mercedes-Benz ficaram abertas para dar suporte mecânico e atendimento no balcão de peças na primeira semana. Disse que após o trabalho das concessionárias ser enquadrado como atividade essencial muitas se mantiveram abertas e hoje 100 lojas Mercedes-Benz em todo o Brasil se encontram funcionando.

E como decisão temporária, ele lembra da decisão da Mercedes-Benz em ampliar por mais 60 dias , em caráter temporário e emergencial, o período de cobertura de garantia de caminhões, ônibus e modelos da Linha Sprinter encerro em 1 de março deste ano.

Neste período de pandemia, a rede está com 100 concessionárias funcionando em diversas partes do Brasil

“Dessa forma, veículos com 12 meses de cobertura passam a ter 14 meses e veículos com 12 meses de cobertura e 24 meses para o trem de força, passam a ter 14 e 26 meses, respectivamente”, explicou. A ampliação é válida também para o Programa Service 24 horas.

Quanto ao movimento de clientes, o executivo afirmou que há concessionárias com bastante frequência, especialmente na região do cinturão da soja, no Centro-Oeste. Comentou que para algumas o resultado pode ser positivo neste período, porque existem segmentos que continuam em andamento. Além disso, o impacto da crise não deverá igual em todos os setores.

4. SCANIA

A Scania informou que está oferecendo todo o apoio aos clientes e para isso, toda a rede de concessionárias continua funcionando praticamente 100%. “Para evitar aglomerações nas oficinas, estamos incentivando o agendamento de serviços. Colocamos em prática um rigoroso processo de higienização de todas as etapas, com o objetivo de proteger o cliente e a equipe Scania”, explicou Roberto Barral vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

A Scania destaca os programas de manutenção que são cobrados por km rodado, ou seja, se o cliente não rodou, não paga; o que tem feito a diferença no fluxo de caixa dos clientes.

O abastecimento de peças de reposição à rede e aos clientes continua regular e prioritário. Até o momento, a Scania informou que há alta disponibilidade em Vinhedo, interior de São Paulo.

Os caminhoneiros que fizerem manutenção nas Casas Scania ganharão um kit de alimentação (e a maioria também com álcool em gel). Reforçando que o kit é para quem for fazer manutenção da rede. “O kit comprova a nossa real preocupação com o bem estar do cliente. A alimentação ajuda o caminhoneiro a ficar tranquilo ao seguir caminho até encontrar um local para a próxima refeição”, complementou Barral.

Nas concessionárias, rígidos processos de higienização estão sendo colocados em prática desde o início da quarentena. Confira alguns cuidados:

  • Aumento de agendamentos para evitar aglomerações nas concessionárias
  • Receber veículos: reservando locais específicos, higienização do mecânico, procedimento de higienização do motorista (em local fora da oficina).
  • Limpeza intensa dos locais de maior frequência de uso do motorista: maçanetas, painel, volante, grade frontal, chaves.
  • Para o serviço, forrando volante, banco e assoalho com capas descartáveis.
  • Refazendo todo o processo de higienização do veículo antes da entrega ao cliente.
  • Mantendo distância entre os motoristas nas áreas de atendimento e espera.
  • Disponibilizando álcool gel em diversos pontos.
  • Recomendações severas de higiene seguidas também nas instalações dos clientes (Serviços Dedicados) e atendimentos remotos (nas operações fora de estrada, por exemplo, mineração).

Os serviço 24h continua operando normalmente:

  • Scania Assistance atuando normalmente em todas as regiões: 0800 019 4224.
  • Assistance: Ao chegar ao local, o técnico coloca máscara, desinfeta as mãos com álcool gel e depois entrega outra máscara ao motorista.
  • Assistance: caso entre na cabine, técnico usará máscara, luvas e aplicará desinfetante e/ou álcool gel nas superfícies. Esperar 15 minutos.

5. VOLKSWAGEN

De acordo com a Volkswagen, toda sua rede de concessionárias está unindo forças para atender aos clientes que estão na linha de frente para que os motoristas sejam atendidos em qualquer local e horário e para que o veículo volte à operar no menor tempo possível, prezando pelos cuidados com a saúde de todos.

A lista de serviços inclui retirada e devolução de veículos para manutenção e entrega de peças nas garagens dos clientes. Ainda segundo a empresa, os serviços de atendimento ChameVolks e MAN Service, estão 24 horas por dia, sete dias por semana.

O serviço presta socorro a veículos com pane nos mais remotos pontos, inclusive para motoristas que estejam do outro lado da fronteira do País. Caso não seja possível solucionar eventuais panes por meio desse atendimento remoto, as equipes acionam a unidade de socorro mais próxima à localização do cliente, que pode acompanhar o deslocamento do técnico em tempo real pela plataforma WWCO Field Service.

6. VOLVO

A Volvo informou que as oficinas da Rede Volvo mantêm atendimento sem alterações. Consideradas como serviço de apoio à atividade essencial de transporte, as oficinas das 97 casas Volvo estão operando em todo país.

Também está ativo o VOAR – Volvo Atendimento Rápido, serviço de atendimento emergencial da marca.

O centro de distribuição de peças, localizado em São José dos Pinhais (PR), região metropolitana de Curitiba, responsável pelo envio de componentes de reposição à rede, também segue em atividade regular.

Mais marcas em: https://www.ocarreteiro.com.br/manutencao-caminhao-na-quarentena/6/

Fonte: O Carreteiro

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