APVS Truck

Casos de Roubos e furtos de caminhões crescem cerca de 22,5% no Brasil em 2023

O roubo de caminhões é uma realidade cada vez mais preocupante no Brasil. Nos seis primeiros meses de 2023 e dados mostram que nesse período, o Brasil vem enfrentando um crescente aumento nos roubos de caminhões nas estradas, situação que há muito tempo preocupa os transportadores espalhados pelo país. De acordo com o levantamento da Associação de Proteção Veicular APVS Truck, o número de ocorrências registradas de roubos e furtos de caminhões dos associados aumentou 22,5% entre janeiro e maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para Alberto Andrade, superintendente da APVS Truck, a falta de segurança é um dos facilitadores dos furtos e roubos nas estradas. Segundo Alberto, “aumentar o policiamento e o monitoramento das principais estradas do país pode ajudar a diminuir as ocorrências e a garantir mais tranquilidade para os caminhoneiros. Além disso, é preciso melhorar a condição da malha rodoviária brasileira”.

De acordo com Andrade, estradas mais modernas evitariam que os veículos se envolvessem em acidentes ou apresentassem alguma falha, “o que poderia minimizar as tentativas de roubo e furto em locais de risco”, pondera. Somente no estado de São Paulo, em 2022 foram mais de 4.600 registros de assaltos, uma média de 17 caminhões roubados por dia. Guarulhos e São Paulo são as cidades que lideram o número de roubos, com 291 casos registrados na cidade da região metropolitana e 685 na capital São Paulo.

Alberto Andrade comenta que, “esse é um crescimento considerável, e, sabendo da situação do nosso país, a APVS Truck disponibiliza aos seus associados um serviço de monitoramento e rastreamento de veículos. Nos casos de roubo e furto, o associado é orientado a entrar em contato imediatamente com a central de assistência 24h para relatar o ocorrido”. A associação também orienta todos os seus associados a seguirem algumas dicas para evitar situações perigosas e de risco, como planejar a rota com antecedência, utilizar rotas variáveis e praticar rodízio dos locais de abastecimento, de descanso e de alimentação.

As regiões mais afetadas por roubos de caminhões são o Sudeste e o Nordeste. O estado de São Paulo é o que tem mais casos, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Sudeste lidera o ranking de regiões com mais roubos de caminhões, tendo registrado mais de 6 mil casos em 2022. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou, no ano passado, os 10 modelos de caminhões que são os mais visados por ladrões em todo o país, sendo os quatro principais: Volkswagen Constellation, Ford Cargo, Mercedes-Benz Axor e Scania R440. Vale lembrar que a incidência de roubo de caminhões pode variar também de acordo com a demanda do mercado de peças e a localização geográfica.

Todos os dias, motoristas e transportadoras têm que lidar com a possibilidade de terem seus veículos e cargas roubados. Se você é um motorista ou possui uma transportadora, certamente entende a importância de proteger seu veículo contra a ação de criminosos. Você já passou por essa situação? O que você faz para evitar roubos e furtos? Participe com a gente e fique de olho em nossas redes sociais.

 

Fonte: https://planetacaminhao.com.br/noticias/ver/2872/casos-de-roubos-e-furtos-de-caminhes-crescem-cerca-de-22-5-no-brasil-em-2023

Compartilhe

Assine e receba notícias em primeira mão

Somos comprometidos com a sua privacidade. A APVS Truck usa as informações que você nos fornece para entrar em contato sobre conteúdo, produtos e serviços relevantes. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para ter mais informações consulte a nossa Política de Privacidade