APVS Truck

Caminhoneiros podem receber auxílio financeiro para conter crise

Em meio a crise provocada pela pandemia do coronavírus no país, diversas ações estão sendo tomadas pelo governo federal para tentar contornar os índices de economia que estão entrando em recessão. Entre as medidas, caminhoneiros devem receber auxílio financeiro.

A medida foi compartilhada nesta quarta-feira (18) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. As ações também incluem a prorrogação do prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Além disso, foram mencionados passes livres e outras medidas para ajudar caminhoneiros autônomos.

Mas, mesmo com o anúncio das ações pelo ministro, ainda não foi detalhado todos os pontos envolvendo como será realizado este procedimento de ação para o grupo específico. Ele apenas destaca que objetivo é evitar filas e atendimentos em balcão em meio a toda pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista coletiva a imprensa, ele destaca: “Vamos evitar atendimentos em balcão. Estamos a extensão de prazo da CNH e de passe livre de maneira que as pessoas não tenham que comparecer em postos para fazerem a extensão da carteira”.

A declaração foi dada durante a entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro e outro ministro do governo, incluindo da saúde, economia e justiça. Neste momento, ainda destaca que governo avalia como beneficiar o trabalhador do transporte rodoviário.

O ministro também pontua que o foco das ações são os caminhoneiros autônomos, nos quais não têm proteção social e que eventualmente se tiverem algum problema, a exemplo de ficarem doentes e terem que ficar em casa, não haverá como trabalhar. Com isso, o sustento familiar não está sendo garantido.

Por fim, é destacado que as negociações entre os ministérios é para que haja uma espécie de renda mínima para os caminhoneiros autônomos que estiverem no grupo de risco ou afastados do trabalho por estarem em quarentena.

Vale destacar que o governo federal anunciou recentemente, também fazendo parte das medidas de ação para injetar e movimentar dinheiro na economia durante a pandemia, o repasse de quantia de ajuda para diversos brasileiros que são trabalhadores do setor informal, com ajuda de custo de R$ 200 por três meses.

fonte: https://fdr.com.br/2020/03/19/caminhoneiros-podem-receber-auxilio-financeiro-para-conter-crise/

Compartilhe

Assine e receba notícias em primeira mão

Somos comprometidos com a sua privacidade. A APVS Truck usa as informações que você nos fornece para entrar em contato sobre conteúdo, produtos e serviços relevantes. Você pode cancelar a assinatura dessas comunicações a qualquer momento. Para ter mais informações consulte a nossa Política de Privacidade