1 – Check list
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2017/05/checklist.jpg)
Antes da saída do veículo realize o check list diário
2 – Check list
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Setor_Mercedes-Benz-2.jpg)
Pise no acelerador bem de leve (pé de pena), pois os novos veículos possuem alto torque em baixa rotação e um acelerador ultrassensível. Com este procedimento você evita desgaste na embreagem e arraste de pneus na saída
3 – Parada do veículo
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2017/05/freio-auxiliar-696x464.jpg)
Dirija com previsibilidade e utilize freios auxiliares para realizar a parada do veículo. Evite frenagens bruscas.
4 – Término de uma viagem
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Atego-1729-51-696x461.jpg)
Sempre que você chegar de uma viagem longa, aguarde uns 20 segundos para desligar o motor.
5 – Troca de marchas
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2017/05/mao-na-dire%C3%A7%C3%A3o.jpg)
Evite conduzir o veículo com a mão sobre a alavanca de câmbio, por segurança, as duas mãos devem estar no volante na posição (10 e 10). Além disso, poderá estar forçando o trambulador.
6 – Troca de marchas
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2017/02/FRO_Francisco-Assis-de-Lima-3-696x417.jpg)
Não há necessidade de trocar marcha por marcha, tanto para subir quanto para descer. Você pode e deve pular as marchas de acordo com a velocidade do veículo e giro do motor. Lembre-se de manter mais tempo possível no primeiro 1/3 da faixa verde.
7 – Condução em retas e velocidade de cruzeiro
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2016/06/7355t.jpg)
O piloto automático pode ser utilizado nas retas. Isso evita que o motorista acelere desnecessariamente e precise ficar estabilizando a velocidade a todo momento. Como o piloto automático executa um comando, as vezes pode vir a consumir mais que um motorista experiente, fique atento ao giro do motor (1/3 da faixa verde)
8 – Condução em retas e velocidade de cruzeiro
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2016/11/3259t.jpg)
Evite oscilações de velocidade. A cada retomada de velocidade, se consome combustível desnecessariamente. Lembrar da inercia
9 – Iniciando aclive
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2016/06/7236t.jpg)
Quando estiver iniciando um aclive, acelere até a parte superior da faixa verde e embale o veículo para subir. Assim estará potencializando a inércia do veículo a seu favor.
10 – Final do aclive
![](https://www.ocarreteiro.com.br/wp-content/uploads/2016/06/pos-venda-696x522.jpg)
No final do aclive, quando perceber que o veículo já está livre (o giro começando a subir), alivie o pé do acelerador e deixe a inércia (energia cinética) termine a subida.
todas as dicas extraídas do livro Consumo de Combustível Uma questão de atitude, de Luiz A. Pigozzo