As montadoras devem fechar 2019 com 1,1 milhão de motos produzidas. Mas só porque o mercado de motocicletas no Brasil vai crescer, não significa que sua velha companheira precisa ir. É possível manter sua moto velha como nova por mais alguns anos.
- Moto parada
Sabemos que nem sempre é viável sair com a moto. Porém, a bateria do veículo descarrega mais rápido quando não há uso constante. O ideal é dar pelo menos uma volta com a moto por dia, ou na maior parte dos dias da semana. Andar 5 quilômetros por dia são suficientes.
- Limpeza correta
Lavar sua moto em casa é muito mais prático e econômico, mas isso não significa que você possa usar qualquer produto disponível para isso. Não utilize produtos corrosivos, nem lavadoras de alta pressão, pois elas podem danificar a pintura ou até mesmo algum componente.
- Rotação errada
Forçar o motor é prejudicial, seja mantendo a moto em rotações muito altas ou muito baixas. Por isso, não abuse do acelerador e nem da embreagem. Use da forma correta, na hora correta.
- Instalação incorreta
Alarmes e rastreadores são essenciais para garantir a segurança. Porém, tome cuidado com onde e como o serviço é feito. Uma instalação incorreta destes aparelhos e de quaisquer outros pode trazer mais malefícios do que benefícios.
- Revisão frequente
Todas as peças têm vida útil e prazo para serem trocadas. Porém, crie o costume de conferir o estado em que elas se encontram e trocar quando necessário, mesmo que seja antes da revisão. Dependo de quanto tempo falta para a visita ao mecânico, uma peça danificada pode acabar causando problemas seríssimos ao resto do veículo.